cRISTIANE lONGHI

Bailarina, assistente de coreografia e assistente de direção de várias Cias de Dança nos anos 80. Trabalhou com grandes nomes da dança como Halina Biernacka, Joyce Kermann, Breno Mascarenhas, Ricardo Ordonez, Ivonice Satie, Maiza Tempesta, Veronica Coutinho, Sérgio Bruno e Lennie Dale. Em 2002 começou a trabalhar em musicais no backstage.


2002/2003 – A Bela e a Fera (Teatro Abril) assistente de produção de figurino e camareira.
2004 – Cole Porter – Ele nunca disse que me amava (Maksoud Plaza) assistente de produção de figurinos e Stage Manager.
2007 – Peter Pan – Todos Podemos Voar (Credicard Hall) Stage Manager.
2010 – O Rei e Eu (Teatro Alfa) assistente de direção do elenco infantil.
2010 – Gipsy (Teatro Alfa) assistente de direção.

2012 – O Violinista no Telhado (Teatro Alfa) assistente de direção.
Em 2004 iniciou como administradora executiva e produção de todos os cursos da Casa de Artes OperÁria. Em 2013 assumiu a Direção executiva e Artística definitiva da escola.

DIREÇÃO E PRODUÇÃO ARTÍSTICA
INTERPRETAÇÃO

FERNANDA CAMARGO

Diretora, atriz e artista-pedagoga. Mestre em Artes Cênicas pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris III, na especialidade Teatro e Outras Artes, bacharel em Direção Teatral pelo Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo e em filosofia pela Université Paris VIII – Vincennes-Saint-Denis, teve sua formação em Interpretação realizada na Escola de Arte Dramática (EAD/USP). Foi co-fundadora e parte integrante da Cia. dos Outros durantes os seus 10 anos existência. Atualmente, desenvolve sua pesquisa solo sobre a “recepção afetiva” e ocupa a função de professora de atuação, expressão corporal e montagem em São Paulo. Na Casa de Artes OperÁria ministrou diversas performances e aulas de interpretação teatral nos últimos 13 anos.

LUCY OLIVEIRA

Atriz, cantora e arte educadora. Formada em teatro no Teatro Escola Macunaíma (2009) e em Teatro e Arte Educação na Universidade Anhembi Morumbi (2014). Iniciou seus estudos de canto em 2008, estudando lírico e belting comtemporâneo. em 2011 ingressou na Casa de Artes OperÁria para estudar teatro musical tendo participando de diversas montagens como “Rocky Horror”, “Hairspray”, “Smokey Joe’s Cafe”, “Aida”, “Ópera do Malandro”, “Legalmente Loira” e “Urinal” sob as direções de Fernanda Camargo, Luciano Andrey e Adrezza Massei. Profissionalmente, trabalhou como atriz nas companhias Ethos Teatral e no Núcleo Delírios Teatrais. Começou ministrando aulas de teatro em 2009 trabalhando em ONGs e colégios de ensino regular.

INTERPRETAÇÃO
CANTO

LAURA VISCONTI

Cantora, atriz, regente, arranjadora e pianista é formada em Composição e Regência pela UNESP. Atua em diferentes áreas do cenário musical, caminhando entre o erudito e o popular. Na área do Teatro musical esteve em Peter Pan – Todos podemos voar, “Castelo Rá Tim Bum Onde está o Nino”, “Miss Saigon”, “A Noviça Rebelde”, “Gypsy”, “Villa Logos para crianças”, “Pernas pro Ar”, “A Madrinha Embriagada”, “Miranda Miranda”, “Memórias de um Gigolô”, “Cinderella” e a “Noviça Rebelde” 2018. Foi Jurada do programa “Canta Comigo” na Rede Record e desde 2006 dá aulas de canto com um grande enfoque em crianças e adolescentes. Integra o quarteto “Jazz Tryo mais 1”com o qual se apresenta em casas de show de jazz em São Paulo. Faz parte do corpo docente da Casa de Artes OperÁria, onde ministrou uma série de Cursos de montagem como “Spring Awakening”, “Um Violinista no Telhado”, “Moulin Rouge”, “O rei Leão”, “Mudança de Hábito 2”, “Thir teen”, “Jesus Cristo Super Star”, “A Chorus Line”, “Fame” e “Cats”.

sANDRA KAETSU

Musicista e bailarina, é Bacharel em composição e regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado na classe de Naomi Munakata e Abel Rocha. Estudou também piano e vilino. Se graduou em ballet clássico pela Royal Academy oof Dancing no Estúdio de Ballet Cisne Negro, onde estudou ballet clássico, dança contemporânea, jazz, flamenco e participou de montagens de diversos ballets, incluindo temporadas de “O Quebra Nozes com a Cisne Negro Cia. de Dança, especializando-se posteriormente em oficinas e cursos diversos. Participou do corla Collegium Musicum de São Paulo sob a regência do Maestro Abel Rocha e do Corla da CESP sob a regência da Maestrina Tereza Longatto. Como bailarina, apresentou-se em diversos palcos e festivais. Em 2014 iniciou sua pesquisa sobre a consciência corporal para o músico através Técnica de Alexander, sob orientação de Eleni Vosniadou. Desde 2016 recebe orientação vocal de Joana Mariz. Como educadora, tem costantemente vuscado novas abordagens de ensino através de cursos e oficinas de música de corpo com o O Passo, grupo de estudos ABRAORFF, VIII Curso Internacional Orff-Schulwerk no Brasil, Oficina Ritmica Dalcroze, Música Corporal – Barbatuques, Somatic VoiceworkTM – The LoVetri Method / nível 1, entre outros. Trabalhou em montagens Musicais do Colégio Ábaco como assistente de direção geral, assisten de direção musical e stage manager. Atualmente desenvolve atividades como professora de música na Casa de Artes OperÁria e no Programa Guri Santa Marcelina, além de integral o grupo vocal Voz Moscada.

CANTO
CANTO

RAFAEL DE CASTRO

Bacharel em Teatro pela Faculdade CAL, no RIo de Janeiro. Morou a vida inteira no Rio de Janeiro e desde o início de 2019, se mudou para São Paulo. Em seu currículo fez importantes musicais como “Sunset Boulevard”, “Cauby, Cauby – Uma Lembrança”, “Elis, a Musical”, Quase Normal”, entre outros. Fez diversos cursos livres, dentre os quais destaca um Curso de Improviso com Inês Aranha, Curso de corpo com Duda maia e aulas de interpretação com Daniel Herz. Como cantor, já participou de diversos grupos vocais e Bandas tais como Réus Confessos e Banda Rhuna. Em 2020 ingressou na time de profissionais como professor de canto da Casa de Artes OperÁria.

AURORA DIAS

Atriz, Cantora e Preparadora Vocal. Ingressou nas artes aos 4 anos de idade e desde então participou de diversos espetáculos, bandas e grupos vocais como A Noviça Rebelde, Cauby, Cauby, Uma Lembrança, Elis, a Musical, Quase Normal, Muita Mulher Pra Pouco Musical e Missa dos Quilombos. Aurora é Mestre em Interpretação para Teatro Musical pela RCSSD em Londres, possui especialização em Teatro Musicado pela UNIRIO e é Licenciada em Artes Cênicas pela UFBA. Foi professora Universitária no Instituto CAL desde 2015 e ministra cursos livres de Teatro Musical e aulas particulares de canto desde 2009. Foi preparadora vocal nos quadros “Artista Completão” e “Show dos famosos 2017, 2018 e 2019” no Domingão do Faustão, TV Globo. Atualmente trabalha na Casa de Artes OperÁria, NEON Artes, Célia Helena na CN Artes São Paulo.

CANTO
CANTO

gRACIELI VALVERDE

Cantora Crossover, atriz, regente, vocal coach, diretora musical e educadora. Graduada em Música e Pós-graduada em Artes Cênicas pela FPA. É capacitada em Belting Contemporâneo pelo Estúdio Marconi Araújo e especializada em canto lírico. Morou em Toronto entre 2016 e 2017 onde integrou ao Cantala Women’s Choir como solista e coralista entre outros trabalhos, teve a orientação vocal de Liza Atkinson. No Brasil, integrou ao Coral Jovem do Estado de São Paulo sob regência de Naomi Munakata e Nibaldo Araneda participando de óperas como “O Franco Atirador”, “Orfeu” dentre outras. Como atriz atuou em peças como “Pensar e Amar”, “A aurora da minha vida”, “Shrek o Musical”, “Chicago o Musical”. Foi instrutora e diretora musical das Oficinas de Vivências em Teatro Musical pelo SESI, além de atuar como regente, preparadora vocal e de expressão corporal nos coros cênicos para crianças, adolescentes e adultos.

GABRIELA GONZALEZ

Atriz e bailarina, começou seus estudos em Teatro Musical em 2011 na Cultura Inglesa e ingressou na Casa de Artes OperÁria em 2013, tendo participado de diversas montagens como “Hair”, “A Ópera do Malando”, “Next to Normal”, “Cabaret’ e “Urinal”, com direção de Fernanda Camargo. Na dança teve mestres como Melissa Saran, Bia Freitas e Guto Muniz no jazz, Paulo Vinicius e Alexa Gomes no Ballet, Bruno de Castro na dança contemporânea e Dudu Martinz no sapateado americano. No canto voltado para Musical, teve como mestres Ettore Veríssimo e Ronnie Kneblewski, Participou como atriz da turnê nacional do “Musical Mamonas”, com direção de José Possi Neto. Atualmente atua como diretora cênica no projeto “Fábrica de Óperas” do Instituto de Artes da UNESP com direção do Mto. Abel Rocha e é professora de jazz infanto-juvenil na Casa de Artes OperÁria.

DANÇA
DANÇA

MARCELO VASQUEZ

Marcelo Vasquez é coreógrafo, bailarino, cantor e ator. Suas especialidades são o jazz dance, jazz musical e danças urbanas. É professor de jazz musical na casa de artes Operária desde 2013 e de hip hop na Sociedade Esportiva Palmeiras. No teatro, esteve no elenco de grandes produções musicais como “Priscila – A Rainha do Deserto”, “Evita”, “West Side Story” (2008), “Cabaret”, “A Família Addams” e “Jesus Cristo Superstar”. Em S”weet Charity” interpretou – Charlie. Em “A Gaiola das Loucas” interpretou – Hannah de Haumburgo. Interpretou também a personagem – Lodo no musical “A Pequena Sereia”. Atuou como Dance captain em “Hairspray”, “A Gaiola das Loucas” e “Cinderella”. Em “Aparecida, um Musical” interpretou o pescador – Felipe. Recentemente esteve em cartaz com “Chaves – Um tributo musical” onde interpretou o palhaço – Formiga. Na televisão, foi professor e coreógrafo nas temporadas 1 e 2 do programa “Dancing Brasil” da Rede Record apresentado por Xuxa Meneguel.

DUDU MARTINZ

Sapateador profissional e coreógrafo, iniciou seus estudos em sapateado americano em 1998 no Ballet Quartier Latin em Santo André, SP. Participou de cursos e workshops com importantes sapateadores como Christiane Matallo, Steven Harper, Marchina, Marina Coura, Melissa Tannús, Cintia Martin, Chloé Arnold, Jason Samuels Smith, entre muitos outros. Desde 2005 atua como professor e coreógrafo lecionando em escolas dança e teatro musical de SP como Ballet Paula Castro, Promenade Stúdio de Dança, Wolf Maya, TeenBroadway, entre outros. Vencedor do “Cutting Contest” do Paris Tap Festival em Paris (2019), “Desafio Tap in Rio” (2018) e sapateador convidado a se apresentar na Noite de Convidados do “Festival Copasetic” (2020) além da Noite de Gala do “Brazil International Tap Festival” (2015 a 2017). Conquistou também o 3º lugar como sapateador solista no “Festival de Joinville” em 2018. Atualmente dirigi e leciona no seu estúdio Grupo TAPZ além de professor na Casa de Artes OperÁria, Company Dance Center, PEC Studio.

DANÇA
DANÇA

FÁBIO BRASILE

Ator, sapateador e Técnico em Dança formado pela Etec de Artes e Escola de Atores Wolf Maya, mesmo local onde começou seus estudos em sapateado americano com Eduardo Martinz. Participou de vários workshops e festivais onde também se apresentou, como o “Brasil International Tap Festival”, “Tap in Rio”, “FloripaTap” e “Sampatapz”. Em seu currículo traz grandes nomes do sapateado nacional e internacional como Steven Harper, Adriana Salomão, Felipe Galganni, Chris Matallo, Jason Samuel Smith, Marina Coura, Jeff Calhoun, entre outros. Participou de várias montagens de musicais como “A Pequena Sereia – O Musical”, “Os Aventureiros no Reino Congelado”, “Mary Poppins”, “Cinderela”, “Mamma Mia”, “Work Session de Newsies. Trabalhou com Wolf Maya, Nathalia Timberg, Lu Grimaldi, Rafael Zulu, André Dias, Tania Khalil, e outros nomes importantes do Teatro brasileiro. Atualmente é integrante do Grupo TAPZ de Sapateado.

jOÃO VECKER

Bailarino, coreógrafo e professor de jazz, iniciou seus estudos em 1993 no Ballet Agnes em Santo André – São Paulo. Ingressou o “Raça” Cia de Dança de São Paulo em 1996 até 2002 sob a direção de Roseli Rodrigues. Foi bailarino do programa “MegaTom” do comediante Tom Cavalcante de 2002 a 2004. Embarcou em cruzeiros marítimos sob direção de Adriana Locilento de 2005 a 2007 coreógrafo da cantora Tuta Guedes em 2010 e da dupla Zezé De Camargo e Luciano de 1998 a 2019.

DANÇA